REPLANTAR PEDRÓGÃO

Após os dramáticos incêndios de 2017 que atingiram a região de Pedrógão Grande, extensas áreas florestais ficaram abandonadas e sem potencial produtivo. Passados alguns anos sem intervenções, este tipo de territórios apresenta um elevado risco de novos incêndios e baixa ou nula rentabilidade para os seus proprietários, desmotivando-os a reinvestir na floresta sozinhos.

Para contrariar o abandono e promover um caso de sucesso que sirva de exemplo nesta e noutras regiões, a Biond teve a iniciativa de implementar um programa de reflorestação tendo como objetivos promover uma intervenção agrupada entre diversos proprietários florestais em Pedrógão Grande com recurso às Boas Práticas Florestais.

Em colaboração com a APFLOR – Associação dos Produtores e Proprietários Florestais do Concelho de Pedrógão Grande, foram efetuadas sessões de esclarecimento com os proprietários da região escolhida para implementação do projeto, efetuou-se a identificação das extremas das propriedades, e delinearam-se os projetos de rearborização para licenciamento das intervenções.
A rearborização decorreu em duas fases, na primavera de 2021 e na primavera de 2022, tendo sido plantadas várias espécies, entre as quais eucaliptos, pinheiro bravo, medronheiros e carvalhos, conjugando uma floresta mais produtiva e biodiversa, mais organizada e com menor risco de incêndio.

Foram também construídos e beneficiados caminhos florestais e aceiros, melhorando a acessibilidade dos proprietários aos seus terrenos.

Resultados 2021 . 2023

8 projetos

de rearborização, englobando vários proprietários.

44 proprietários

apoiados, numa ação conjunta num território de minifundio.

139ha

recuperados, dos quais 115ha rearborizados com eucalipto, medronheiro, pinheiro bravo e carvalhos, e 54km de caminhos e aceiros intervencionados

270mil €

investimento Biond: projetos de rearborização, preparação do terreno, plantas e fertilizantes